Americano David Blair é recordista de lançamento de disco e estreia nas paraolimpíadas

O americano David Blair vai estrear nas paraolimpíadas com mais de 40 anos de idade e ele é recordista em lançamentos de disco, ele é o atual campeão da classe F44 e vice-campeão no atletismo, mas o que mais impressiona nisso tudo, não é a sua idade e sim ele ter ficado 16 anos parado sem praticar o esporte e quando retornou em 2015 conseguiu a sua vaga para os jogos paraolímpicos do Rio 2016 e ele é um dos favoritos a levar o ouro nessa modalidade esportiva.
Em uma entrevista ao Comitê Paraolímpico Internacional ele disse:
“Não sabia que poderia chegar até aqui. Muitas pessoas me diziam que eu podia, mas tenho quase 41 anos de idade. Estou feliz e surpreso por ter conseguido. Senti falta disso a minha vida inteira e é muito bom ter essa sensação de volta”

Americano David Blair é recordista de lançamento de disco e estreia nas paraolimpíadas

Americano David Blair é recordista de lançamento de disco e estreia nas paraolimpíadas

Motivo de o atleta ter ficado 16 anos parado

O atleta paraolímpico conta que optou por trabalhar com processamento de dados, quando terminou a faculdade, em 1999, ele diz que já estava casado e tinha filho, precisava seguir um rumo na vida dele e buscar coisas mais produtivas para a família, e ele já sentia muitas dores nos pés, devido a artrite. Foi nos jogos de Londres, em 2012, que ele começou a querer retornar, quando assistia pela televisão, logo após ele voltou a treinar e oito meses depois foi vice-campeão mundial, em maio de 2016 em uma competição no Arizona, Estados Unidos, que ele quebrou o recorde mundial, o lançamento dele foi de 63,61m, quebrando a marca do atual campeão paraolímpico americano Jeremy Campbell.
David nasceu com uma deformação congênita nos pés, que faz seus membros fique virado para o lado interno, ele praticava esse esporte ainda na faculdade. Agora ele é um dos fortes candidatos a ouro nas paraolimpíadas.