Sobrecarga nos atletas olímpicos. Isso pode causar lesões e prejudicar competições?

As olimpíadas acabaram, mas muitos casos de lesões ficaram marcados para gente, como foi o caso do francês que sofreu uma fratura exposta muito grave na perna e com isso não pode mais competir e saiu das olimpíadas, mas casos assim são mais comuns do que pensamos em esportes, afinal todas as modalidades usam muito do nosso corpo e os treinos são intensos, e com isso machucar alguma parte do corpo é bem comum, mas esses treinos bem intensos e competições a todo momento, pode prejudicar o atleta? E foi por isso que os pesquisadores do Comitê Olímpico Internacional resolveram fazer pesquisar sobre esse assunto.

Sobrecarga nos atletas olímpicos. Isso pode causar lesões e prejudicar competições?

Sobrecarga nos atletas olímpicos. Isso pode causar lesões e prejudicar competições?

Confira o que foi dito nessa pesquisa do COI

Monitorização de sobrecarga: Para melhorar no seu esporte o atleta é submetido a estimulo intenso, e na lógica isso ajudaria o atleta, mas para isso dar certo tem que existir um balanço, sobrecargas muito altas pode fazer o papel inverso e prejudicar o atleta, diminuindo a capacidade do atleta e gerando lesões.
Aumentos de treinamento: Aumentar o tanto de treinamento do atleta não vai ajudar ele e sim pode piorar o desempenho, tem que ter aquele equilíbrio entre descanso e treinamento.
Aspectos psicológicos: Não somente o corpo do atleta precisa estar bom, a cabeça também, atleta que estão estressados podem piorar seu desempenho na modalidade e até levar a lesões no seu corpo.
Calendário de competições: Durante o ano o atleta tem diversas competições e o tempo para descanso não existe, isso pode prejudica o atleta, o descanso do corpo e mente é importante para ele, e isso melhora seu desempenho.